07 março 2012

Religião: Fraternidade e Saúde Pública por Rafael Cristiano


Desde a quarta-feira de Cinzas, juntamente com o tempo quaresmal, a Igreja Católica deu início a Campanha da Fraternidade 2012 (CF 2012), que a cada ano reflete um tema diferente, que atinge não só a vida espiritual dos fiéis, mas principalmente o social. Este ano em particular a reflexão está voltada para a saúde pública do nosso país. Temos como tema 'Fraternidade e Saúde Pública' e o lema 'Que a Saúde se Difunda sobre a Terra' (Eclo 38,8). A Igreja quer assim, levar as pessoas a refletirem melhor sobre o atendimento do sistema de Saúde Público do Brasil, que como sabemos, é um dos piores, apesar de a cada ano ter recursos cada vez maiores. Mas, o que vemos é totalmente ao contrário do que os usuários desejam e necessitam, já que existem pessoas esperando em enormes filas por um atendimento e medicamentos, além de outros casos em que infelizmente chegam a óbito nas macas e corredores dos hospitais.

Mas, o que ouvimos são promessas e mais promessas dos governantes, principalmente nestes tempos que estão por vir, as promessas de melhorias são grandes, mas, pouco ou nada muda. Por isso, logo aparece alguns que se incomodam quando a Igreja adentra nesses assuntos, e dizem que isso não é assunto para a Igreja ou para religião. Essas pessoas acham que a Igreja só vive de oração, mas a oração está totalmente ligada com a ação, (Orar+Ação).

Quando a Igreja cita esses problemas ela não está entrando em uma área desconhecida, pois, há muitas Pastorais que trabalham na área da Saúde como por exemplo: A Pastoral da Saúde, Pastoral dos Enfermos, Pastoral do Idoso e a Pastoral da Criança. É na verdade, o desejo de Deus revelada em sua santa palavra para que todos tenham saúde, “Que a Saúde se difunda sobre a terra.” (Eclo 38, 8). Com a Campanha 2012 a Igreja pensa no bem estar dos seus fiéis e também daqueles que dela não fazem parte, pois a saúde deve difundir sobre a terra e para todos. A Igreja abre as CF's sempre durante a Quaresma, para que mortificados, possamos rezar e entremos em ação para que nossos irmãos e nós mesmos tenhamos dias melhores.

As campanhas que passaram e as que hão de vir não são criadas para jogos políticos, e muito menos para a propagação de críticas que não sejam construtivas, mas sim para levar-nos a refletir e pensar no próximo, para que neste tempo santo e forte da Quaresma, possamos nos converter.

Oração da Campanha da Fraternidade 2012
Senhor Deus de amor, Pai de bondade, nós vos louvamos e agradecemos pelo dom da vida, pelo amor com que cuidais de toda a criação. Vosso Filho, Jesus Cristo, em sua misericórdia assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores, sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude. Enviai-nos, Senhor, o vosso Espírito. Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão, se faça sempre mais solidária às dores e enfermidades do povo, e que a saúde se difunda sobre a terra. Amém.

Rafael Cristiano da Silva, tem 24 anos, e atua como Vice-Coordenador da Pastoral Litúrgica da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Goiana-PE. Rafael escreve para o Jornal "O Rosário" da Paróquia local e para o Blog do Anderson Pereira.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-