Na quarta-feira de Cinzas, dia 22 de fevereiro a Igreja católica do mundo inteiro dá início ao tempo mais forte da liturgia, que é o tempo Quaresmal. Neste período, fazemos uma caminhada de quarenta dias em preparação para a grande e maior festa do cristão, a Páscoa do Senhor, ou seja, a passagem de Jesus deste mundo para o mundo do Pai Celestial.
O tempo da Igreja é marcado por ser mais recolhido, onde não se canta o glória e nem o aleluia, os altares ficam mais despojados e com as alfaias e as vestes litúrgicas na cor roxa.
A Quaresma, nos convida junto com todos os católicos do mundo a nos recolher e nos silenciar para que possamos refletir melhor a palavra de Deus, que nos diz incessantemente “Convertei-vos e crede no Evangelho.” O Tempo quaresmal é muito propício para que possamos rever nossos pecados, e para que mudemos de vida, deixemos o pecado e nos voltemos para Deus - reconciliar com Deus e com o próximo.
Quaresma, tempo forte, tempo de mudança de vida, é o tempo da salvação que o Senhor proporciona para nós, eis o tempo de conversão. Somos convidados ao jejum, a oração e a caridade, para que mortificados possamos nos tornar pessoas melhores e que fazem verdadeiramente a vontade de Deus. Esta mortificação é necessária para que possamos celebrar da melhor forma o tríduo da Paixão do Senhor, que tem início na quinta-feira santa, passando pela morte do Senhor e finalizando na grande celebração da Vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias no Sábado de Aleluia, onde a Igreja se veste novamente de branco e canta as alegrias da ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo.
Portanto, nós cristãos católicos, devemos celebrar com muito fervor e recolhimento, este tempo santo e forte da liturgia e da vida da nossa Igreja Santa e Católica.
“Eis o dia da salvação que o Senhor fez para nós, alegremo-nos nele e exultemo-nos nele".
Rafael Cristiano da Silva, tem 24 anos, e atua como Vice-Coordenador da Pastoral Litúrgica da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Goiana-PE. Rafael escreve para o Jornal "O Rosário" da Paróquia local e para o Blog do Anderson Pereira.