A Prefeitura de Goiana, por meio da coordenadoria de Controle Interno, em parceria com o Instituto Pró-cidadania realizou na última sexta-feira (02), no Cine Teatro Polytheama, a 1ª Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social da Zona da Mata Norte. O objetivo do encontro foi promover a transparência pública e estimular a participação democrática da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública.
O evento reuniu cerca de 180 pessoas entre representantes da sociedade civil, conselheiros de políticas públicas, entidades e ONGs de Goiana e dos municípios de Timbaúba, Condado e Itaquitinga. Entre os temas que foram discutidos estão a promoção da transparência pública e acesso à informação de dados públicos, a atuação dos conselhos de políticas públicas como instância de controle e as diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.
Estamos dando a sociedade civil mais uma responsabilidade, a de fiscalizar a gestão pública. "Queremos promover uma gestão mais transparente e uma sociedade mais participativa, que acompanhe de perto e combata a corrupção não só na esfera municipal, como também na esfera estadual e até federa", explicou o coordenador do evento e procurador adjunto do município, José Freire.
Na ocasião os participantes também elegeram os quatro delegados que participaram da conferência estadual que acontece em abril. O auditor da CGU -Controladoria Geral da União, Abelardo Jorge e o representando o Ministério Público o Dr. Marcos Aurélio, também participaram do encontro, que durou o dia todo. A conferência nacional acontece em maio.
Secom Goiana