O Diario de Pernambuco conquistou O primeiro e o segundo lugares no 2º Prêmio Ademi de Jornalismo, que teve como tema A construção imobiliária em Pernambuco. A reportagem de Cassio Zirpoli e Tânia Passos “Uma cidade verticalizada” conquistou a primeira colocação, enquanto a matéria de Thatiana Pimentel “Morar em Goiana já está mais caro” ficou com o segundo lugar.
Na terceira posição foi premiada a matéria de George Carvalho, da Folha de Pernambuco, com o tema “RMR ganha fôlego com grandes empreendimentos”. Ao todo foram 24 matérias concorrentes dos principais veículos de comunicação do estado. Cada vencedor ganhou um certificado e um cheque de R$ 1.500.
A comissão julgadora foi formada por representantes da Universidade Federal de Pernambuco, das Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso), do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope), do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Pernambuco (Sinduscon-PE) e da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE).
A premiação aconteceu no estande da Ademi no 5º Salão Imobiliário de Pernambuco, que acontece até amanhã no Centro de Convenções, com a participação de 31 empresas e expectativa de geração de R$ 123 milhões em negócios.
As matérias premiadas falaram sobre questões relacionadas ao mercado imobiliário do estado. Enquanto a reportagem de Cassio Zirpoli e Tânia Passos tratou da verticalização da cidade do Recife, com a construção de edifícios cada vez mais altos – algo que está mudando a paisagem e a relação das pessoas com a cidade; a matéria de Thatiana Pimentel falou sobre a valorização dos terrenos e imóveis na cidade de Goiana, na Zona da Mata Norte, ocorrida depois do anúncio da instalação da fábrica da Fiat na região.
“Foi gratificante fazer o trabalho porque a matéria acabou comprovando uma tendência que a gente imaginava que estivesse acontecendo na cidade por conta dos novos investimentos na região. Para mim foi importante também mostrar essa nova realidade vivida pelo interior de Pernambuco”, ressaltou Thatiana Pimentel, repórter do caderno de Economia do Diario.
Já o jornalista Cassio Zirpoli destacou que durante a realização da matéria pode verificar algo muito presente nas ruas, um debate sobre a construção de edifícios cada vez mais altos no Recife. “Descobrimos que o Recife é a terceira cidade mais verticalizada do Brasil, algo que nos causou uma certa surpresa, mas que já imaginávamos conversando com a população”, disse.
O presidente da Ademi-PE, Alexandre Mirinda, parabenizou os jornalistas, lembrou a qualidade dos trabalhos inscritos e fez um pequeno balanço de sua gestão à frente da Ademi-PE, encerrada após dois anos. “Tive a sorte de dirigir a entidade num momento promissor para o mercado imobiliário brasileiro, uma tendência que deve prosseguir pelo menos até 2020”, afirmou. Os novos dirigentes da Ademi-PE já foram eleitos. Assumem a entidade Eduardo Moura (presidente) e André Callou (vice-presidente).
Diário de Pernambuco