03 março 2012

Música: Igrejas voltam a ser palco de concertos

Apresentações ocorrem a partir deste sábado. Primeira será na Igreja Nossa Senhora do Carmo. Convento Santo Alberto, em Goiana

Quem conhece o Estado de Pernambuco sabe o valor do rico patrimônio histórico de igrejas seculares, com arquitetura colonial, que toma conta das cidades do Recife, de Olinda, de Jaboatão dos Guararapes, de Igarassu e de outros municípios. Boa parte desse bem faz parte do Circuito das Igrejas, cujas apresentações musicais voltam a ocorrer neste sábado, no município de Goiana, na Zona da Mata, com o Octeto Brasilis.

A apresentação está marcada para as 17h, na Igreja Nossa Senhora do Carmo – Convento Santo Alberto, no centro da cidade. O grupo Octeto Brasilis é formado por professores e jovens músicos reconhecidos no meio artístico.

Do repertório, fazem parte diferentes estilos e ritmos da música pernambucana, como maracatu, frevo, choro e baião. Para produzir a compilação, o Octeto Brasilis explora elementos da música nordestina através da sonoridade, instrumentação, composições e arranjos.

Não é a primeira vez que o grupo se apresenta através do Circuito das Igrejas. Em janeiro deste ano, os músicos fizeram um espetáculo na Igreja São Gonçalo do Amarante, em Itapissuma. Em comemoração ao centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, o Octeto Brasilis abrilhantou o concerto ao tocar uma mescla de várias músicas, intitulada Gonzagaço. No fim da apresentação, o grupo se despediu com o frevo.

Vale frisar que o projeto Circuito das Igrejas é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco e da Secretaria de Turismo, através da Empresa de Turismo de Pernambuco, em parceria com a Fundação Gilberto Freyre e apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Também fazem parte do circuito o Convento de São Francisco, o Convento e a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, a Igreja da Sé, a Igreja de Nossa Senhora da Graça/Seminário de Olinda, o Mosteiro de São Bento e a Igreja de São Pedro dos Clérigos, além de outros templos.

Em fevereiro, o projeto selecionou 22 estudantes para a monitoria, oferecida durante as apresentações do Circuito das Igrejas. No último dia 27, eles assistiram a uma palestra sobre o circuito, que mostrou detalhes sobre história, patrimônio e igrejas de Pernambuco.

Para a seleção, a coordenação do projeto recebeu cerca de 150 currículos de estudantes interessados em participar da atividade de monitoria. Os candidatos passaram por quatro etapas: análise curricular, prova teórica e entrevista.

SERVIÇOS
Apresentação do Octeto Brasilis: dia 3 (sábado), às 17h, na Igreja Nossa Senhora do Carmo ? Convento Santo Alberto. Endereço: Rua Frei Caneca, s/nº, Centro de Goiana. Mais: 3182-8205/ www.circuitodasigrejas.com.br
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-