Os proprietários de quiosques foram surpreendidos com a ação de demolição da Prefeitura Municipal do Condado-PMC iniciada na sexta-feira, dia 2, ao lado da Praça São Cristovão, em Condado-PE. Os prédios que servem de local de trabalho para autônomos de diversos segmentos, foram alvos da ação da PMC, que iniciou a demolição dos imóveis que ficam no centro do município.
Nenhum representante oficial mostrou qualquer documentação de despejo, indenização ou desapropriação do local. E que ao contrário, iniciou os trabalhos com a utilização de servidores públicos municipais e máquinas pesadas.
Um dos proprietários, o Milton Vital falou que a Prefeitura Municipal não indenizou todas as pessoas e alegou que haviam derrubado o boxe do seu amigo, o Sr. Joaquim, com todos os materiais de trabalho dentro.
O Blog conversou com o advogado Hugo Dantas que está defendendo os trabalhadores. Dantas afirmou que a ação da Prefeitura do Condado foi arbitrária e ilegal, "não houve nenhum embasamento legal. O que houve foi abuso de poder, autoritarismo e um ato criminoso contra essas pessoas", disse. Durante pronunciamento em praça pública Hugo alegou que a gestão agiu de má fé e se aproveitou da fragilidade dos trabalhadores, "a Prefeitura agiu de má fé, pois eles não possuem nenhum documento que comprove que este espaço é do município. Sabemos que este terreno vem sendo utilizado por estes profissionais há décadas e é de propriedade do Engenho Bonito. Como eles fazem parte do lado frágil da situação, houve essa intervenção autoritária e irregular por parte da Prefeitura", relatou.
A PMC suspendeu a ação temporariamente. Um orelhão público instalado no meio da praça foi danificado durante o processo de demolição. Um rapaz ainda foi acusado de ser funcionário público e ter cortado ilegalmente a rede elétrica dos imóveis.
Os vereadores do legislativo municipal, Helena Pereira e Zenildo Lopes, estiveram presentes no local, e orientaram os trabalhadores sobre a ação. "Isto foi uma ação descabida e totalmente ilegal, se nós não estivéssemos aqui, creio que tudo já tinha sido demolido", disse a vereadora Helena Pereira.
Dois idosos que também possuem boxes no local passaram mal e foram socorridos para o hospital do município.
Segue abaixo nota de esclarecimento divulgada pela PMC à população:
"Nota de Esclarecimento - Projeto de Reforma, Revitalização e Expansão da Praça São CristóvãoO Prefeito do Município do Condado esclarece à população local o seguinte: A Prefeitura está executando o Projeto de Reforma, Revitalização e Expansão da Praça São Cristóvão, no centro da cidade, em cuja área situavam-se 16 ocupantes de boxes e fiteiros, que vinham exercendo pequenos comércios informais, sem licença de funcionamento.A Administração Municipal, para execução desse projeto, contratou uma empresa especializada, que deu início a obra, porém, para o seu prosseguimento e conclusão, havia a necessidade de demolição desses fiteiros e boxes.O objetivo da reforma da Praça São Cristóvão é proporcionar o bem estar da população e, portanto, a Administração Municipal fez de tudo para que os boxes e fiteiros que impediam a conclusão da obra fossem retirados de forma pacífica.Dos 16 ocupantes, 12 entraram em acordo e o caso foi resolvido pacificamente; porém, os 04 ocupantes restantes passaram a resistir, se esquecendo que o bem da população não pode ser prejudicado por seus interesses pessoais.Um pequeno grupo de pessoas, que não tem compromisso com a comunidade, ao invés de lutar pela melhoria e pelo progresso da cidade, utiliza a situação para tirar proveitos políticos, como se o Município do Condado não tivesse o direito de progredir.Nada disso vai atrapalhar o prosseguimento de um trabalho que transformou o Município do Condado em verdadeiro canteiro de obras, porque o bem da comunidade está bem acima dos interesses políticos e partidários.Dr.Edberto QuentalPrefeito"
Confira os videos do Blog:
Veja também videos que foram postados no Youtube por moradores que presenciaram a cena.
Créditos: marcelounlock