Mais de 1.100 profissionais de educação de Goiana, entre professores, gestores e técnicos em alimentação, infraestrutura e secretaria escolar da rede municipal de ensino, participaram do VI Fórum de Formação Continuada da Educação, realizado pela Prefeitura do município, por meio da Secretaria de Educação e Inovação.
Estão representadas no fórum 42 escolas municipais e as equipes técnicas da Educação. Divididos em dois grupos, 1 e 2, os participantes estão tendo as atividades concentradas no ginásio esportivo do Colégio da Sagrada Família e no Clube Saboeira, respectivamente. Todos receberam material personalizado com pasta, programação do evento, bloquinho e caneta para anotações e o calendário escolar 2012 de Goiana.
A abertura e as boas vindas ao evento, que ocorreram no clube, foram feitas pelo secretário de Educação e Inovação, Nalfran Bemvinda, que disse da satisfação em contar com todos os profissionais de educação no Fórum e ressaltou a importância da formação continuada para a Educação. “A capacitação é importante. Entretanto, as mudanças dos índices da Educação não têm receita, não têm mágica, a não ser garantindo a permanência dos alunos nas escolas, com material didático adequado e com professores dispostos a compartilhar a sua experiência intelectual com os alunos”, frisou o secretário.
Presente ao encontro educacional, o prefeito de Goiana, Henrique Fenelon, afirmou que a Prefeitura de Goiana tem dado o seu melhor a fim de valorizar o profissional de Educação. “Estamos entre os primeiros do Brasil a implantar o Piso Nacional dos Professores. A grande maioria dos nossos professores é graduada e muitos possuem pós-graduação; temos planos de cargos e carreira tanto dos professores como dos técnicos da Educação; realizamos concurso público e estamos com quase 100% dos educadores como servidores efetivos; e contamos com muitos professores com jornada ampliada de trabalho”, citou o prefeito, entre muitos investimentos feitos pela gestão municipal.
A programação do Fórum é similar para os grupos 1 e 2, e contou com a palestra “A Educação Sob um Novo Olhar”, proferida no Clube Saboeira pela professora Maria Cristina Camaroti, especialista em Administração Escolar e Planejamento Educacional pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Já no Sagrada Família a palestra foi ministrada pelo professor Edgard Humberto de Paula, doutor em Educação pela Universidade Lusofona de Lisboa, em Portugal.
A sexta edição do Fórum contou com apresentações culturais e palestras, além de coffee break aos participantes. O professor Edgard de Paula e a professora Maria Camarote ministraram as palestras.
Secom Goiana
Fotos: Carmelo Foto Fofoca