11 fevereiro 2012

Secretaria constrói sistema de abastecimento d'água em comunidade desassistida


A comunidade do Mussumbú, na zona rural do município de Goiana-PE, zona da mata norte de Pernambuco, foi contemplada com a construção de um sistema de abastecimento d´água. A obra era uma solicitação feita há décadas pelos moradores, já que desde a criação da comunidade o abastecimento era feito por poço e carro pipa.

A  Secretaria de Urbanismo, Obras e Patrimônio Arquitetônico construiu o sistema de abastecimento e instalou 1,6km de tubulações até as residências. A caixa d'água possui 20 mil litros que serão distribuidos para as 60 famílias que moram no povoado. As obras foram iniciadas em dezembro de 2011 e tem previsão para finalizar em fevereiro de 2012.

A moradora Leni do Nascimento disse que a comunidade sobrevivia de um poço irregular na comunidade, "sempre pegávamos água da cacimba e de um poço que construimos, mas era horrível, cheia de sujeira e com muito barro, sobrevivíamos assim. A qualidade era imprópria pra beber, mas era o que tinha. Com esse sistema que a prefeitura trouxe, a nossa vida vai melhorar cem porcento", disse.

O secretário Henrique Neto afirmou que a obra realizada na comunidade já está sendo finalizada, "Desde que assumi a Secretaria de Obras a população do Mussumbú vinha solicitando essa construção, que era um dos principais anseios das famílias da localidade. O prefeito Henrique Fenelon pediu prioridade nas ações da área e agora já estamos finalizando a obra, no máximo no final deste mês [fevereiro] os moradores poderão usufruir de um serviço de qualidade e terão água tratada em suas residências, ocasionando maior segurança, comodidade e saúde para estas famílias. A prefeitura de Goiana e o prefeito tem cuidado para que todos os goianenses possam ter o mínimo de dignidade e possam receber uma melhor prestação de serviços por parte da secretaria de Obras e da Prefeitura de Goiana", disse. "Os moradores desta localidade viviam de uma forma precária ao ponto de usarem a água 'barrenta' e cheia de impurezas para suas tarefas domésticas e ainda satisfazerem suas sedes, mas agora terão água limpa e tratada em suas residências. Posteriormente ainda faremos a limpeza e obra de ampliação e melhoria no poço que existe, para que assim possam ter um suporte ao sistema criado", complementou.
 
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-