A Parceria Público-Privada do Saneamento despertou o interesse de uma comissão do governo israelense em participar da licitação, que deve ter seu edital lançado até março e o contrato assinado no segundo semestre deste ano. A PPP promete a universalização dos serviços de esgoto em 14 municípios da Região Metropolitana do Recife e Goiana no prazo de 12 anos com investimento de cerca de R$ 4,3 bilhões.
Em reunião nessa quarta-feira (15), estiveram presentes o cônsul para Assuntos Econômicos de Israel, Roy Nir; a consultora para o Nordeste da Missão Econômica de Israel no Brasil, Sheila Sztutman; o secretário de Recursos Hídricos e Energéticos de Pernambuco, Almir Cirilo; e o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares.
Os investimentos pernambucanos em obras de abastecimento de água e saneamento chamaram a atenção dos israelenses, principalmente o Sistema Pirapama, orçado em R$ 600 milhões. A visita deles foi resultado da participação de comitiva brasileira em conferência internacional sobre tecnologias de água, realizada em Tel Aviv, no último mês de novembro.
Ne10