Realizado na sede do município e na povoação de São Lourenço, distrito de Tejucupapo, no período de 10 de outubro a 30 de dezembro passado, o curso teve carga de 176 horas. Em Goiana foram duas turmas de alunos, uma no Eremag e outra no Colégio Manoel Borba. Em São Lourenço uma turma freqüentou as aulas no Centro Vocacional Tecnológico (CVT).
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Goiana, Euma Tavares, destacou que a capacitação profissional abre as portas para as pessoas no mercado de trabalho. “Com qualificação vocês terão com certeza mais oportunidades. E a gente fica feliz por trazer capacitações como essa do Itep, que teve todo o apoio do prefeito Henrique Fenelon. Fiquem certos que faremos sempre ações de qualificação profissional para vocês, que hoje estão de parabéns”, disse Euma dirigindo-se à platéia.
Em clima de festa, o professor Valdemir Lima, que ministrou aulas e se tornou bastante querido pelos alunos, foi ovacionado por todos os presentes. “Fico muito grato pelo reconhecimento, mas quero dizer que todos me surpreenderam, mostraram capacidade. As mulheres foram guerreiras”, voltando-se também para cerca de 30 mulheres que fizeram o curso. “Hoje é um momento histórico. O curso é muito importante para quem precisa trabalhar. Vocês são o futuro, o amanhã. Que Deus ilumine a todos”, falou em meio a aplausos.
No curso os participantes tiveram aulas de como planejar serviços elétricos, realizar instalação de distribuição de alta e baixa tensão, montar e reparar instalações elétricas e equipamentos auxiliares em residências, estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços, além de instalar e reparar equipamentos de iluminação de cenários ou palcos.
O jovem Pedro Henrique, 18, morador de São Lourenço, fez o curso e já conseguiu emprego no Consórcio Advance, responsável pela construção e operação do Centro Integrado de Ressocialização (CIR) de Itaquitinga. “O curso me proporcionou uma experiência na área e já estou no mercado de trabalho”, afirmou feliz Pedro.
O Curso de Eletricista de Instalações Prediais contou com a coordenação do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Goiana.
Secom Goiana
Fotos: Carmelo Antônio, popular Carmelo Foto Fofoca