18 janeiro 2012

Mistério: Fonte com "água" avermelhada intriga goianenses


O Blog do Anderson Pereira esteve na tarde desta quarta-feira, dia 18, no povoado Sítio Chã de Alegria, em Tejucupapo, distrito de Goiana-PE, e observou de perto uma fonte que há anos abastece os moradores com água e hoje possui no local um líquido avermelhado que está intrigando todos os tejucupapenses. Os moradores afirmaram que a tal coloração surgiu na manhã da última segunda-feira, dia 16, e até o momento não sabem o motivo pela mudança de cor.

"Tive medo na hora, e até pensei que era sangue. A "água" não tem cheiro e nem gosto. Eu trouxe um pouco pra casa e coloquei o líquido no aquário e o meu peixe [um Betta] morreu. O surgimento dessa substância é um mistério de Deus", disse a dona de casa Lucilene Côrreia.

O agricultor Marcos Oliveira afirmou à nossa equipe que ao chegar perto do olho d'água avistou o líquido avermelhado da cor de sangue, e saiu correndo do local, "pensei que tinha alguém morto lá, bicho ou gente, aí corri pra avisar aos outros moradores do povoado. Mesmo com a vinda das autoridades estou assustado com tudo. Nasci e cresci aqui e nunca aconteceu isso. Essa "água" vermelha é um mistério, acho que pode ser até milagrosa", falou.

O pescador José Marcos, também ficou muito assustado com a cor do líquido e enviou uma amostra para a Secretaria de Saúde de Goiana, "ao chegar no local nem acreditei no que vi, chamei minha esposa e pedi pra que fosse até Goiana, e mostrasse para as autoridades como estava a água que bebemos", comentou.

A Coordenadora da Vigilância Sanitária de Goiana, Margareth Gomes afirma que já acionou a Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH) e a 1ª Gerência Regional de Saúde (GERES), além de realizar a devida coleta para análise. "Estamos orientando a população de que não tomem desta água. Não sabemos ainda o que está acontecendo. Iremos aguardar o resultado da amostra e saber o que está causando a coloração avermelhada nesta fonte", alertou Margareth.

Enquanto o resultado não sai, moradores afirmam que religiosos estariam organizando romarias para o local, já que o aparecimento deste mistério seria algo ligado a um milagre.

O Pároco de Goiana, Padre Artur Alexandre afirmou que os fiéis devem aguardar o posicionamento da igreja antes de crerem que a água seja milagrosa. "Estamos aguardando a análise técnica da amostra antes de darmos qualquer posicionamento. Caso se confirme que a coloração avermelhada seja de sangue, a Igreja tomará as medidas cabíveis para a real identificação de um milagre. Orientamos a todos que não consumam ou entrem em contato com esse líquido", falou.

Funcinários da Geres estiveram nesta manhã na fonte e realizaram a coleta do líquido. O laudo deve ficar pronto dentro de 10 a 15 dias.

A equipe de reportagem do Jornal AquiGoiana e da Revista Movimentto estavam no local durante a nossa visita. 


Confira as imagens do local:
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-