Fazendo força política para evitar que a Parceria Público-Privada (PPP) do Saneamento consiga ir adiante, o Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco (Sindurb-PE) e a Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (Frune) deram início a um abaixo assinado, com o objetivo recolher 370 mil assinaturas – 10% da população estadual – até o dia 31 deste mês. Nessa mesma data, acontecerá uma caminhada até o Palácio do Campo das Princesas, para que a coleta seja entregue ao governador Eduardo Campos.
Para o presidente do Sindurb-PE, José Gomes Barbosa Filho, essa "privatização branca" encarecerá as tarifas. No entanto, a expectativa é conseguir barrar o projeto. "Estamos fazendo o ato político, por meio do qual a gente pretende fazer com que os vereadores não deixem isso passar", afirmou. As assinaturas estarão sendo colhidas em todos os municípios que serão englobados na PPP do Saneamento: os 14 da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Goiana.
Caso a PPP seja aprovada e concluída, ela permitirá que uma empresa privada faça o serviço de saneamento em toda a RMR e em Goiana, durante 35 anos. Ao cabo desse tempo, todas as ferramentas e estações voltam ao poder da Compesa. Durante esse período, no entanto, a companhia continuará supervisionando as ações da empresa que venha a vencer a licitação.
Folha de Pernambuco