06 dezembro 2011

Primeiros funcionários da Fiat assinam contrato

PIONEIRA Mônica foi a primeira mulher contratada pela Fiat em Pernambuco

Bruno Rafael Ferreira Lopes e Mônica Ramos Brasileiro são os primeiros funcionários da Fiat em Pernambuco. O engenheiro eletricista e a especialista em Recursos Humanos assinaram o contrato de trabalho nesta segunda-feira (5), no Palácio do Campo das Princesas, numa cerimônia que contou com a presença do governador Eduardo Campos e do presidente da Fiat na América Latina, Cledorvino Belini.

Eles passarão por um programa de treinamento que vai capacitar 6.782 pernambucanos de 13 municípios. As inscrições começaram hoje.

"Demos prioridade para beneficiários do Bolsa Família e do Seguro desemprego", explicou o secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antônio Carlos Maranhão. Ele adiantou que o governo mantém conversa com a montadora para que parte da mão de obra da construção seja aproveitada na fábrica. "Já iniciamos os entendimentos para que, durante a obra, se faça um programa de treinamento para que parte dos que estão trabalhando nas obras da construção possam ser aproveitados pela Fiat e seus sistemistas".

De acordo com Maranhão, também há planos para que trabalhadores da Zona da Mata sejam treinados pelo Sesi para adquirir alfabetização suficiente para disputar funções básicas na fábrica.

Também nesta segunda, foram apresentados os primeiros estudantes de engenharia que passarão 18 meses na Itália para, na volta, integrarem os quadros da montadora italiana. Eles estudam nas Universidades de Pernambuco (UPE) e Federal de Pernambuco (UFPE).

Os amigos Felipe Araújo, 21 anos, Adriano Araújo, 27, e Diogo Almeida, 21, estão no 8º período de engenharia mecânica e embarcam em março. "Esperamos aprender o máximo possível. A ficha ainda não caiu, mas a expectativa é a melhor possível", comemora Diogo. "Vai ser muito gratificante. Já me interessava pela área automotiva e acredito que essa experiência é muito positiva", avalia Adriano.
INTERCÂMBIO Felipe, Adriano e Diogo são estudantes que vão à Itália

Tiago Rabelo também vai embarcar para a Itália e foi escolhido para falar durante a cerimônia. "Graças ao compromentimento dos senhores, estamos prestes a realizar dois sonhos de todo estudante: ter uma experiência internacional e estudar engenharia automotiva. Quando voltarmos, se Deus quiser, faremos parte do corpo funcional dessa empresa. Não queremos ser apenas a primeira turma. Queremos ser a turma que tornou possível a possibilidade de intercâmbio frequente".

O governo também vai encaminhar à Fiat os 30 melhores currículos de estudantes de engenharia para que a Fiat possa escolher 10 engenheiros.

"São os primeiros passos concretos. Agora temos nossa casa em Pernambuco. Hoje demos início a um grande processo de transformação nessa região. Este polo (automotivo) não é somente mais uma construção. É um grande salto no processo de industrialização do Estado", comemorou Cledorvino Belini.

O governador Eduardo Campos, salientou o momento que o Estado vive, apesar da situação da economia mundial. Ele também defendeu a instalação da fábrica em Goiana, no Litoral Norte, ao invés de Suape, no Litoral Sul. "Daqui a 10, 15, 20 anos, será compreendida a importância dessa decisão".

As obras de terraplanagem do terreno onde será erguida a montadora começam em janeiro. A previsão é que a parte estrutural comece a ser feita em março.

Blog de Jamildo
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-