Todo o programa de capacitação das pessoas que vão trabalhar na fábrica foi ministrado pelo INDEBRÁS - Instituto de Desenvolvimento Brasileiro, através da formação da primeira turma que ao todo contou com a participação de mais de 120 jovens naturais da própria cidade e mais 480 indiretamente. Além de ser uma alternativa de geração de renda para a população local, a fábrica também contribui com a sustentação do meio ambiente, já que sua matéria prima são as garrafas PET que, de outro modo, seriam jogadas fora e poluiriam o meio ambiente.
O evento foi bastante concorrido e contou com a presença do secretário de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de Pernambuco e sua equipe que em conjunto com o presidente da Associação Frente Jovem do Condado, Célio Andrade de Araújo e a diretora executiva do INDEBRÁS cortaram a fita inaugural.
"Para o Instituto é muito importante participar de um projeto como esse, principalmente nos esforços referentes à fase de capacitação, preparação e qualificação da mão-de-obra, já que a formação profissional é uma forma de libertar as pessoas da miséria e da falta de esperança no futuro", comemorou Letícia Lopes, diretora executiva do INDEBRÁS.
De acordo com informações do corpo técnico da SECTEC, o trabalho de capacitação dos jovens e desempregados no município de Condado só está começando e o Governo do Estado de Pernambuco já está programando uma série de cursos profissionalizantes visando ajudar a transformar positivamente a economia do município e também estimular o empreendedorismo sustentado na cidade.
Por Fátima Coimbra
Assessoria de Imprensa da Indebrás