A partir das 9h, os profissionais ligados ao Sistema Confea/Crea escolhem seus novos representantes. O pleito, é considerado o segundo maior do Brasil, atrás apenas das eleições civis. Em Pernambuco, estarão disponíveis 28 urnas distribuídas na sede do Crea-PE, nas 12 Inspetorias Regionais localizadas nos municípios de Araripina, Arcoverde, Carpina, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Cabo de Santo Agostinho, Palmares, Petrolina, Salgueiro, Serra Talhada, na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil em Pernambuco (IAB), da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e da Empresa de Urbanização do Recife (URB).
Nas urnas da Chesf votam todos os funcionários da Companhia e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), independentemente da modalidade profissional. Na urna instalada na URB-Recife, votam todos os funcionários da Empresa de Urbanização, da Secretaria de Planejamento (SEPLAN/PE), da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) e da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), independentemente da modalidade profissional.
Já no IAB-PE votam todos os arquitetos registrados em Pernambuco, caso sejam autorizados por liminar. Nas Inspetorias Regionais, votam profissionais residentes nos municípios jurisdicionados por cada unidade e, finalmente, votam na sede Crea-PE, demais profissionais jurisdicionados na Região Metropolitana do Recife (RMR).
Com a definição da seção eleitoral, não mais será permitido o voto em trânsito. Portanto, cada profissional deverá votar na urna em que o seu nome estiver cadastrado. Com relação ao voto em separado, só poderá fazê-lo o profissional que não tiver seu nome cadastrado em nenhuma urna, se este comprovar o pagamento da anuidade até o dia 7 de outubro.
Excepcionalmente, no dia da eleição, não haverá expediente ao público na sede e nas Inspetorias Regionais, já que os locais funcionarão como zonas eleitorais. Os profissionais e empresas que necessitarem poderão ser atendidos nos Escritórios de Boa Viagem e no Sinduscon.
A utilização de infraestrutura disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possibilitará mais uma eleição com votação eletrônica no Brasil inteiro com apuração e, consequentemente, divulgação dos nomes dos eleitos poucas horas após o término da votação.
Atualmente, concorrem ao cargo o engenheiro civil Adriano Lucena (22), engenheiro eletricista Roberto Freire (27) e o engenheiro civil José Mário Cavalcanti (20).
Ao todo, mais de 900 mil profissionais estão aptos a votar. Em Pernambuco, esse número saltou de 14 mil profissionais na última eleição, em 2008, para quase 19,5 mil.
Serviço
Para votar, o profissional precisa comparecer no seu local de votação e apresentar algum documento de identidade válido com foto.
Folha de Pernambuco