As obras de pavimentação da área interna da Agência Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), em implantação em Goiana, Zona da Mata Norte do Estado, serão retomadas na próxima segunda-feira. Segundo a Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (AD Diper), responsável pela gestão do projeto, o orçamento de R$ 3,3 milhões investido pela Hemobrás contempla as etapas de terraplenagem, drenagem e pavimentação, com previsão de término para fevereiro de 2012. As obras estavam paradas por conta das chuvas e de readequação do projeto.
O serviço, cujo estágio esta 15% realizado, consistirá na construção das vias de tráfego de veículos, do estacionamento e de uma pista de cooper no entorno do terreno da planta industrial. Segundo a assessoria de Imprensa da Hemobrás, serão pavimentados mais de 1,8 mil metros de pistas em asfalto e em concreto, com circulação em mão dupla, além de 2,8 mil metros referentes à pista de cooper. Já o estacionamento da fábrica, que será todo feito em blocos pré-moldados, terá cerca de seis mil metros quadrados e a capacidade para 300 vagas.
Também está incluída a realização de obras complementares que contemplam a construção de calçadas em concreto ao longo das vias de circulação e a proteção vegetal de canteiros e de taludes. O serviço está sendo executado pela MF Engenharia, contratada por meio de licitação, da AD Diper. O projeto é fruto de um convênio firmado entre o órgão estadual e a Hemobrás especificamente para realizar o serviço. Os recursos, inclusive, já foram repassados para a AD Diper.
Fora da gestão da Hemobrás, as coisas andam mais lentamente. Outra obra, que será o acesso viário da entrada do Polo, às margens da BR-101 até a entrada da empresa, ainda não começou. Procurada pela reportagem da Folha, a Secretaria Executiva de Projetos Estruturadores, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, informou, via assessoria de Imprensa, que o processo de contratação da empresa que será responsável pelas obras de acesso ao Polo Famacoquímico, em Goiana, está em fase de habilitação. “As obras terão início ainda em 2011”, registrou a comunicação. Se for cumprido o cronograma, até o próximo mês, será inaugurada a câmara fria da Hemobrás, com capacidade para armazenar 500 mil litros de plasma, matéria-prima para a produção dos hemoderivados, em temperatura de 35 graus negativos.
Assessoria de Imprensa da Hemobrás