Estou para entrar em um assunto delicado, algo que pode incomodar muita gente. Falar das redes sociais não é nada fácil, mas vamos iniciar explicando do que se trata. Redes Sociais como diria nossa amiga Wikipedia são estruturas sociais compostas por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente".
As Redes Sociais são ferramentas muito úteis para os nossos relacionamentos profissionais, pessoais e acadêmicos, é através delas que mostramos o nosso perfil, que mostramos para o mundo quem nós somos. Temos hoje uma gama imensa de redes sociais de todos os tipos imagináveis, redes sociais de compartilhamento de arquivos, de compartilhamento de currículos, de ideias e pensamento. Segue uma lista das principais redes sociais conhecidas no Brasil: Facebook, Twitter, Orkut, YouTube, Myspace, LinkeDin, Sonico, Kactoos, Habbo, Klikot.
Bem, não vou me prender a definir uma por uma, vou fazer comentários a respeito de algumas. O Habbo é uma comunidade extremamente fútil, eu até diria infantil, nele o usuário cria um bonequinho que é a sua réplica no mundo do habbo e lá você conhece outras pessoas e pode ter uma pseudovida que muitos na verdade só vivem nisso. O que eu quero dizer é que existem redes sociais que realmente são meramente inúteis, são ferramentas eficientes para estimular a futilidade humana. No Brasil o Orkut foi um sucesso porque aparentemente aqui no Brasil, muito mais do que no resto do mundo, as pessoas têm um prazer em tomar conhecimento e falar da vida alheia, por isso o sucesso do Orkut no Brasil. Eu acreditava que a migração de muitos “orkuteiros” para o facebook era um reflexo de que nossa sociedade estava se tornando mais culta, mas foi um engano terrível, descobri que estão apenas transformando o face numa nova rede de fofocas. O facebook é uma ferramenta poderosa onde podemos fazer circular conhecimento, anunciar eventos, promover, conscientizar, enfim, é uma rede social realmente útil, só precisamos de foco.
O twitter é um caso muito parecido, o conhecido microblog é um mecanismo de informação rápida e prática onde através dele podemos solucionar até mesmo problemas de engarrafamento no trânsito. O LinekdIn é profissionalmente o melhor de todos, com ele você pode se auto promover, trocar conhecimento com profissionais da sua área, ampliar sua rede de possibilidades de emprego, descobrir promoções em cursos de capacitação, enfim, cada rede social tem o seu foco, mas precisamos direcionar o nosso foco naquilo que a rede social tem de útil para nós. Atualmente as empresas investem pesado na implementação de firewalls não necessariamente para se prevenir de ataques exteriores e sim para se prevenir contra a improdutividade de seus funcionários nas redes sociais.
Bem, para fechar esse artigo, eu deixo pra vocês dois vídeos que eu achei muito interessante, um é em inglês mas da uma explicação muito legal sobre as redes sociais e o outro é um vídeo do vlog do Edi onde o Édico faz um comentário muito bom sobre a maneira como gastamos nossas horas.
Confira os videos:
Paulo Freire é Analista de Suporte Sênior na PSS (Processamento Suporte e Sistemas) onde realiza trabalhos de virtualização de servidores, implantação de servidores IBM, gerenciamento de ambientes de rede, implementação de segurança de TI e Backup com Microsoft System Center DPM, e agora também é colunista do Blog do Anderson Pereira.
Novo Colunista
Paulo Freire está assumindo a coluna de informática e internet no Blog, onde trará informações, novidades e opiniões sobre esta área tão necessária e relevante em nossas vidas.
Seja muito bem vindo Paulo, Abraços e Sucesso!
Novo Colunista
Paulo Freire está assumindo a coluna de informática e internet no Blog, onde trará informações, novidades e opiniões sobre esta área tão necessária e relevante em nossas vidas.
Seja muito bem vindo Paulo, Abraços e Sucesso!