Pernambuco parece estar um passo à frente, de São Paulo e Paraná, na disputa pela nova fábrica da Volkswagen no Brasil. O Governo confirmou o avanço das negociações com a montadora sobre o investimento da ordem de R$ 3 bilhões, com capacidade produtiva de 250 mil veículos ao ano. Por meio de nota da assessoria de Imprensa, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, informou que na segunda-feira, “após um dia de reuniões de trabalho com as equipes técnicas do Governo do Estado, representantes da montadora no Brasil e na Alemanha participaram de um jantar com o governador Eduardo Campos no Palácio do Campo das Princesas”.
A reunião contou com a presença do vice-presidente de compras para a América do Sul da Volkswagen, Alexander Seitz, e teve como objetivo esclarecer dúvidas e discutir o potencial econômico do Estado. Para reforçar a candidatura, representantes de indústrias implantadas recentemente em Pernambuco, como a Kraft Foods, foram convidados a participar do encontro.
Os representantes da montadora visitaram, entre outras localidades, as áreas do Território Estratégico de Suape e do município de Goiana, o forte candidato a receber o empreendimento, tendo em vista os investimentos das fábricas da Fiat, da Companhia Brasileira de Vidros Automotivos (CBVA), e da WHB Fundição.
Outros estados também estão sendo consultados pela Volkswagen. A previsão é de que o martelo seja batido na primeira quinzena de novembro. A escolha por Pernambuco não causaria espanto. A chegada da Fiat ao Estado foi o primeiro passo para formação do polo automotivo estadual.
Folha de Pernambuco