A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) lançará um projeto inédito de diagnóstico socioambiental de Goiana, na Zona da Mata de Pernambuco, nesta terça-feira (18), e mais oito municípios do entorno, sendo dois na Paraíba. O objetivo é identificar, junto a organizações sociais e poderes públicos, os potenciais e pontos críticos de cada local, para que possam ser desenvolvidas ações que otimizem os benefícios e minimizem os problemas para o desenvolvimento sustentável.
De acordo com as informações da Hemobrás, a iniciativa também deverá apontar danos a serem evitados, como aumento do consumo de drogas, exploração sexual infantil, estagnação viária e favelização. O estudo financiado pela Hemobrás será desenvolvido em parceria com o Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco, ao longo de um ano.
O lançamento do projeto acontecerá nesta terça-feira, das 9h às 12h, no Cine Polytheama, Centro de Goiana. Estarão presentes o diretor de Assuntos Estratégicos da Hemobrás, Marcos Arraes; a coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da estatal, Danusa Benjamim; o diretor da Fiocruz Pernambuco, Eduardo Freese; o diretor de Planejamento e Estratégias da AD Diper, Luiz Quental; o diretor-executivo de Apoio à Gestão Regional e Metropolitana da Condepe Fidem, Luciano Pinto; e o prefeito de Goiana, Henrique Fenelon.
Diário de Pernambuco