Quinze cidades litorâneas de Pernambuco serão foco dos cuidados ambientais nos próximos meses. Com a aproximação do período de veraneio, as áreas litorâneas precisam estar asseguradas durante o período que receberão milhares de visitantes. O projeto “Verão Ambiental: essa é a nossa praia!” abrange as cidades de Barreiros, Cabo, Goiana, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão, Olinda, Paulista, Recife, Rio Formoso, Sirinhaém, São José e Tamandaré. A ideia é preparar a população nativa para a preservação da natureza e torná-los multiplicadores da informação para os turistas.
Esse é o terceiro ano que a Agência realiza o projeto. Segundo o diretor presidente da CPRH, Hélio Gurgel, a cada ano a iniciativa é ampliada por conta da ativa participação dos órgãos públicos dos municípios. “Vamos fazer um trabalho forte de educação ambiental com moradores e turistas. A abordagem é tranquila, a interação acontece por meio de peças teatrais, contação de histórias e, dessa forma, a gente intensifica a fiscalização”, afirmou Gurgel.
Entre os pontos que serão observados durante a execução desse projeto está o monitoramento do lixo depositado em local inapropriado, preservação da fauna e flora, manutenção de áreas verdes, autorizações para construção de estradas, entre outros. “Percebemos que a proposta tem envolvido a comunidade em geral. Com isso, vamos conseguir reduzir ainda mais a presença de lixo nas praias”, complementou. O lançamento do Verão Ambiental acontece hoje, às 10h, na sede da CPRH, em Casa forte, no Recife. O evento conta com a presença de representantes dos órgãos municipais envolvidos, Ministério Público de Pernambuco e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Por Bárbara Franco
Folha de Pernambuco