13 setembro 2011

Primeiros Socorros por Bruno Salsa

Procedimentos a serem realizados em situações de extrema urgência:

* Em caso de engasgos:
Qualquer um de nós pode ser vítima de situações de engasgo. A obstrução das vias aéreas acontece com a presença de um corpo estranho (pedaço de alimento, por exemplo) e quase nunca estamos preparados para este tipo de situação.

A técnica a ser utilizada é simples e de grande utilidade, revertendo o quadro na grande maioria dos casos, desde que utilizada de forma correta.

A Manobra de Heimlich é uma técnica utilizada em caso de emergência para desimpedir as vias aéreas superiores. Esta manobra é realizada, habitualmente, depois de um alimento ficar retido na garganta, assim impedindo as vias respiratórias.


Como se sabe que a vítima está com dificuldades ao respirar?
 Tenta falar mas a voz não sai;
 Sentido de agitação; inquietação;
 Começa a levar as mãos à garganta (ver figura ao lado);
 A pele começa a mudar de cor para tons de azul, o que indica que está com uma baixa oxigenação do sangue (cianose).

Manobra de Heimlich:
1. Verificar que a vítima está com dificuldades ao respirar.
2. Agarrar a vítima pelas costas na cintura, deixando os punhos entre o abdômen e as costelas (região epigástrica = "boca do estômago");
3. Puxar a vítima na direção do corpo de quem executa a manobra (as tais pressões no diafragma), tantas vezes quanto necessárias;

Este tipo de procedimento força o corpo estranho (alimento) e ser encaminhado novamente para boca, desobstruindo assim as vias aéreas (Ver figura abaixo).
Já nos casos de engasgos em crianças:
* Sente-se em uma cadeira;
* Coloque o bebê sobre suas coxas de barriga para baixo;
* Segure com uma das mãos por baixo do bebê para sustentá-lo;
* Incline a cabeça do bebê para baixo;
* Com a outra mão de 5 tapas firmes não muito forte nas costas da criança na região entre as omoplatas conhecida como asinhas (conforme abaixo).
"Várias pessoas podem ser salvas na realização de um procedimento simples, desconhecido por muitas delas."

Bruno Salsa é o mais novo integrante à família do Blog. Ele tem o típico perfil de um colunista do Blog do Anderson Pereira, como profissional dedicado, competente e com muitas informações a serem repassadas a todos os leitores. Seja Bem Vindo Bruno Salsa!

Bruno Carvalho Salsa é formado em Bacharel em Enfermagem, é Enfermeiro Chefe da Unidade de Saúde Baldo do Rio, Pós Graduado em Saúde Pública, Enfermeiro Socorrista do Samu Goiana, Instrutor em Referência na Zona da Mata Norte para Formação de Socorristas (Curso de APH), Professor do Centro de Ensino Técnico de Goiana ( CENTEG) , Enfermeiro Chefe no Hospital de Doenças Infecto Contagiosas (Hospital Clementino Fraga em João Pessoa) e Colunista do Blog do Anderson Pereira.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-