Uma das tecnologias que pode acabar sendo produzida na nova fábrica da Fiat, em Goiana, é o novo motor da companhia, o MultiAir. Desenvolvido pela Powertrain Technologies e lançado em 2010, o motor passará a equipar os carros da Chrysler, também controlada pela montadora italiana, a partir deste ano.
O componente é considerado um avanço no conceito de motor a explosão, por adicionar um controle inteligente ao fluxo de ar usado na combustão.
O resultado é uma redução drástica no consumo de combustível, com a vantagem de aumentar a potência do veículo em 10% e o torque em 25%. Como consome menos gasolina, o MultiAir chega a reduzir a emissão de dióxido de carbono em até 25%, além de eliminar 60% de outros gases poluentes.
A diferença do MultiAir é que, ao contrário de outros sistemas de injeção, ele possui um sistema que regula a abertura e o fechamento das válvulas dos pistões. Em sistemas tradicionais, as válvulas são controladas pelo virabrequim, um eixo dentado que empurra a tampa das válvulas permitindo a entrada de ar e combustível.
No MultiAir, o movimento das válvulas é controlado eletronicamente, permitindo antecipar ou atrasar a abertura e fechamento dos dutos, alterando a quantidade de combustível e ar no cilindro. Por exemplo, nas partidas e paradas, o sistema atrasa o fechamento do cilindro, reduzindo o consumo.(J.W.)
Fonte: Olhar Digital
Fonte: Olhar Digital