04 agosto 2011

IAPÔI CINECLUBE faz lançamento de Curta-metragem na Nova Goiana

Neste último sábado de julho, dia 30, o IAPÔI Cineclube realizou o lançamento em Goiana do curta-metragem pernambucano Coco de Improviso e A Poesia Solta No Vento, da diretora Natália Lopez.

O curta-metragem é um documentário que traz visibilidade à tradição do “Coco de São João” nas cidades-irmãs de Camaragibe e São Lourenço da Mata. Enfoca quatro personagens: os coquistas Adiel Luna, Zeca do Pandeiro, Leôncio Bernardo e Ruy Pereira, exímios cantadores de coco. Antes do Coco de Improviso e A Poesia Solta No Vento foi exibido o documentário Coco da Ya dos Goianenses Edson e Charles Wolf.

O local escolhido para realizar esse lançamento foi o Recanto Cultural Budega da Ya, na Nova Goiana, onde todo último sábado do mês já se faz tradicional Sambada de Coco da Ya.

A diretora do filme, parte da equipe técnica e mestres de Coco de Roda que são personagens do filme como Zeca do Pandeiro, Mestre Zé Negão, Manoel Ferreira estiveram no Recanto Cultural Budega da Ya para acompanhar o lançamento do filme e conhecer a afamada Sambada de Coco da Ya. A festa realmente foi linda.

Em conversa com alguns dos convidados ouço a seguinte frase “a forma da brincadeira, o sorriso das pessoas e a tradição latente nesta sambada faz desse lugar único, sem  igual  no mundo”.

Um salve para Sambada de Coco da Ya e ao Recanto Cultural Budega da Ya, para o Laboratório de Intervenção Artística – LAIA, o Pontão de Cultura Canavial e o KAOS que colaboraram com o IAPÔI Cineclube para a realização deste bonito momento.

Caio Dornelas
IAPÔI cineclube
Diretoria FEPE

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-