12 julho 2011

Profissionais participam do 1º Encontro da Mata Norte em Goiana

Os profissionais registrados no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) estiveram presentes, no úlitmo dia 08, na abertura do 1º Encontro Profissional Cidadão – Regionais da Mata Norte, em Goiana sob o tema “O Crescimento Econômico de Pernambuco e a Participação do Profissional do Sistema Confea/Crea e Mútua”, para discutir, entre outros temas, da instalação da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), empresa âncora do Polo Farmoquímico. O presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, falou sobre a importância do empreendimento, o qual alavancará a economia não só da cidade, mas como de toda aquela Região.

De acordo com o presidente José Mário, a instalação da Hemobrás será responsável por movimentar toda a cadeia de hemoderivados, além de aumentar a demanda por profissionais do Sistema Confea/Crea. José Mário destacou também que evento como esse tem o objetivo de aproximar ainda mais o Conselho dos profissionais.

“A nossa intenção é mobilizar os profissionais para que eles se organizem politicamente e participem efetivamente do momento economia pelo qual Pernambuco está passando. Dados apontam para investimentos públicos e privados na ordem dos R$ 20 bilhões. Se isso de fato se concretizar este fato, nós teremos um ciclo de prosperidade por mais 20 ou 30 anos pela frente. Por isso, a necessidade urgente da organização, através de suas associações, dos profissionais do Sistema Confea/Crea”, defendeu o presidente José Mário Cavalcanti.

Segundo dados apresentados pelo gerente de Planejamento da Hemobrás, Gaspar Novelli, a previsão é de geração de mil empregos diretos na obra durante a implantação da fábrica. Os números apontam ainda para a abertura de 2,7 mil empregos indiretos e 360 empregos diretos no início da produção plena da fábrica. Ele calculou que haverá um incremento de 9,1% sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do município de Goiana. “Somente com despesa de pessoal próprio e terceirizados, serão investidos R$ 40,6 milhões”, destacou Novelli.

Sobre as oportunidades de investimentos para atender a Hemobrás com a fábrica em implantação, Novelli citou, dentre eles, o fornecimento de concreto, engenharia e segurança no trabalho, telecomunicação em geral, postos de combustíveis e fornecimento de alimentação para canteiro de obras.

Com a fábrica em funcionamento, serão necessárias empresas para a reciclagem de etanol residual de processo, fornecimento de frascos de vidro tipo I (frasco ampola), produção de embalagens para produtos da empresa, comércio de combustíveis (álcool, derivados de petróleo, lubrificantes), estabelecimento de distribuidores locais de materiais e insumos farmacêuticos em geral, manutenção de tubos hidráulicos e infraestrutura, manutenção de condutos de ar e trocadores de cabos e manutenção de caldeiraria.

“Com o objetivo de diminuir da vulnerabilidade do Sistema Nacional de Saúde, o governo precisa elevar os investimentos em inovação. Somente dessa forma, nós vamos conseguir reduzir o déficit da balança comercial da indústria farmacêutica e gerar conhecimento”, explicou Novelli.

Após a apresentação, os presentes fizeram uma visita técnica ao canteiro de obras da Hemobrás. Estiveram presentes no encontro o secretário de Obras de Goiana e Carpina, Leandro Borges e João Francisco da Silva Filho, respectivamente, os inspetores de Goiana, Antístenes Pereira Lima e Roberto Grijá, os inspetores de Carpina, Erison Barros Tatiana de Moraes Andrade, o inspetor de Gravatá, Eratóstenes Viana.

ASSOCIAÇÃO
– Durante o evento, foi lançada a Associação dos Profissionais de Tecnologia da Zona da Mata Norte, tendo como presidente Antístenes Pereira Lima, e vice-presidente Tatiana de Moraes Andrade. O presidente Antístenes falou sobre a importância da união entre os profissionais para lutar por conquistas da categoria. Já Tatiana agradeceu o apoio que recebeu do Crea-PE para a implantação da associação. 
Fonte: CREA-PE
Fotos: Carmelo Foto Fofoca e Anderson Pereira
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-