12 julho 2011

Nota de Esclarecimento da FACIG sobre a nota zero da OAB-PE

Igarassu, 07 de julho de 2011.

Em relação à lista divulgada pela OAB, relacionando as instituições de ensino cujos estudantes submeteram-se à última edição do Exame de Ordem e não obtiveram aprovação, a Direção da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu - FACIG informa que:

A FACIG durante os seus 13 anos de funcionamento, sempre primou pela qualidade de ensino e formação dos seus alunos. Tal responsabilidade pôde ser observada pela Comissão de Avaliação do Ministério da Educação – MEC, através dos avaliadores institucionais que visitaram a nossa Faculdade em março de 2011. Após uma criteriosa análise das condições de funcionamento do curso, a comissão de avaliação atribuiu o conceito 3, que dificilmente é atingido pelas instituições privadas, no tocante ao curso de formação de bacharéis em Direito.

A matriz curricular do curso ministrado pela Facig é moderna, completa e devidamente atualizada, porém ao longo dos cinco anos do curso, os alunos são “bombardeados” por informações que precisam ser revisadas, caso eles se disponham a prestar qualquer tipo de concurso.

Importa também que a Faculdade de Igarassu obteve autorização do MEC para funcionamento do curso de Direito no primeiro semestre de 2006, tendo formado sua primeira turma de Bacharéis em Direito em dezembro de 2010.

No caso específico do Exame da OAB é facultado aos alunos se inscreverem sem a conclusão do curso. Entretanto, para que uma instituição de ensino superior diplome um Bacharel em Direito existem regras de integralização do conteúdo que o aluno deve cumprir, mas que tal conclusão não é exigida pela Ordem dos Advogados no ato de inscrição para o exame.

De toda a forma, a FACIG não recomenda nem tampouco estimula que alunos que ainda não concluíram a graduação submetam-se à prova, justamente por acreditar que este estudante ainda não alcançou o grau de maturidade necessário para enfrentar tal desafio.

Diante do exposto, vale ressaltar que embora tenha sido divulgada a participação de 23 alunos no exame da Ordem 2011.1, não houve menção de quantos dentre estes alunos estavam inscritos a título de experiência, os chamados “treineiros”. Ressaltamos que a Direção desta IES já expediu ofício dirigido ao Presidente da OAB/PE, Dr. Henrique Mariano, solicitando todos os dados dos alunos que prestaram exame de ordem.

Tal episódio é importante para que a OAB reveja seus critérios de divulgação de resultado de forma a evitar notícias distorcidas.

A Faculdade de Igarassu entende que o trabalho de uma equipe de profissionais altamente qualificados e dedicados à educação não pode ser desconsiderado e denegrido com base em dados que não refletem a realidade dos esforços sistematicamente envidados por professores, na sua totalidade, mestres e doutores, que têm como missão formar profissionais verdadeiramente qualificados.

Atenciosamente,
Direção Facig
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-