14 julho 2011

Moradores de Atapuz organizam manifestação

Cansados das péssimas condições de acesso, moradores da comunidade de Atapuz fazem, nesta quinta-feira (14),às 10 h da manhã, em frente ao prédio da Prefeitura, em Goiana, manifestações pedindo providências à Prefeitura de Goiana e ao Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco - DER, pela melhoria das condições da  estrada de Atapuz e das diversas ruas da localidade, sem condições de tráfego.

Governo do Estado
São 7 Km que separa Atapuz da PE-49,(estrada que liga Pontas de Pedra à BR-101).Em junho de 2010, o Departamento de Estradas e Rodagens - DER iniciou as obras de asfaltamento da estrada de Atapuz. De acordo com as placas colocadas, era concluir a obra em 300 dias. Faz mais de  374 dias que a obra foi iniciada e não esta pronta, tendo sido paralisadas e as máquinas removidas para outro local.

O micro-ônibus que faz o transporte coletivo da comunidade, o ônibus escolar, que leva estudantes para as Escolas até o sub-distrito Eldorado conhecido por Gambá e até Goiana, os carros dos moradores, Ambulância, viatura da Polícia, o transporte de gás e mercadorias para os estabelecimentos comerciais, como os bares, restaurantes, mercadinho se armazém de construção, não têm mais condições de percorrer um trecho de estrada de terra, em péssimas condições, enlameadas e com buracos, estando todos ilhados, sem podem exercer o seu direito de ir e vir, sem Escola, sem socorro e sem segurança e brevemente sem alimentação.

Prefeitura
Apesar dos insistentes pedidos de providências pelas péssimas condições das ruas da comunidade, a Prefeitura de Goiana, município a que pertence Atapuz, tem negado o atendimento aos clamores dos moradores. Alegando que não tem materiais, nem máquinas, nem mão de obra e nem dinheiro. São buracos com mais de 40 centímetros de profundidade, que somados dão quase 70.
As obras do calçamento da praça principal da comunidade foi iniciada a três anos e, até o momento, não foi concluído. Tendo sido abandonadas há mais de um ano.

Também em estado de abandono encontrasse o Posto de Saúde da localidade: sem Ambulância, sem médico, sem dentista e sem remédios suficientes para atender às necessidades da comunidade. Encontrando-se frequentemente fechado e onde a Chefe do Posto não possui nenhum curso na área de saúde. O lixo toma conta das ruas, pois é raro a presença do caminhão de lixo para exercer a coleta, ficando o lixo exposto nas ruas a mercê dos animais que os espalham pelas ruas.

Atapuz e o Futuro
O recente estudo para implantação de porto, aeroporto e também da fábrica da Fiat, também movimentam os moradores de Atapuz. Todos vêm com esperança e ansiedade o seu futuro. Definitivamente, Goiana é a bola da vez do desenvolvimento do Estado de Pernambuco e, Atapuz está localizada em local estratégico para o escoamento da produção de toda região.

Recentemente geólogos e outros técnicos iniciaram a prospecção do subsolo na localidade. Tanto no leito do Canal de Santa Cruz e Rio do Sirí estão sendo feitos levantamentos sobre as condições do solo e subsolo. Helicópteros também sobrevoam a região. Mas os projetos são envoltos em mistério e os moradores não sabem bem o que lhes reserva o futuro. Por esse motivo todos esperam receber informações do Governo do Estado.

Meio Ambiente
Outra preocupação que mexe com todos é com respeito aos impactos ambientais que os projetos anunciados vão provocar, já que 70% do pescado consumido em Pernambuco, de acordo com estudos da Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj e Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, sai da região que vai de Itapissuma a Carne de Vaca. A região estuarina é das mais preservadas de todo País.

Nesta quarta-feira, às 20 horas aconteceu uma Assembléia na praça de Atapuz para reverendar o movimento pela comunidade em geral.

Informações da Presidente da Associação dos Moradores de Atapuz, Angela Marques.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-