17 junho 2011

Pré-Conferência de Saúde foi realizada também em Goiana

Uma semana após a realização da pré-conferência distrital de saúde em Ponta de Pedras, gestores e conselheiros municipais de Saúde, profissionais da área e usuários do SUS, autoridades municipais, bem como setores da sociedade civil organizada, participaram nesta quarta (15/06), da 1ª Pré-Conferência de Saúde de Goiana. O evento teve lugar no Cine-Teatro Polytheama e contou com a participação de cerca de 100 pessoas.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Ernani Miranda, pela primeira vez Goiana realiza pré-conferências de saúde como etapas de discussão dos problemas distritais e da sede, acumulando propostas para consolidação na 3ª Conferência Municipal de Saúde. “A Conferência, como instância política proporciona o encontro dos diferentes setores e atores que exercem a cidadania, gestores, trabalhadores e usuários do SUS”, destacou o secretário, completando que “a construção coletiva fortalece a solidariedade e a capacidade de negociação, tornando possível a Saúde que o povo de Goiana deseja e precisa”.

Pela manhã, ocorreram duas palestras: Participação da Comunidade e Controle Social, tendo como conferencista o ex-secretário de Saúde de Goiana, Isidoro Guedes, e Acesso e Acolhimento com Qualidade – Desafio para o SUS: Política de Saúde na Seguridade Social, segundo os princípios da Integralidade, Universalidade e Equidade, proferida pela Coordenadora Estadual de Saúde Mental, Marcela Lucena. “O SUS é uma conquista da sociedade e caracteriza-se como uma construção coletiva que traz no seu bojo grandes desafios. Organizar serviços/ações de saúde capazes de acolher e dar respostas concretas à população está posto como grande meta. Efetivar a universalização deve ser o eixo principal do sistema de Saúde, tendo como caminho a expansão e qualificação da atenção primária, garantia de serviços especializados com ordenação de fluxos e referências para a consequente garantia do acesso da população”, afirmou a palestrante.

Pela tarde, após o almoço servido aos participantes, aconteceu mais uma palestra: Gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde), ministrada pelo secretário do Sindicato dos Médicos do Estado de Pernambuco, Antonio Jordão. “O SUS é algo extraordinário. É a maior política inclusivista do mundo. Para se consolidar, precisa apenas que a lei seja respeitada, cumpridos os seus princípios e assegurado o seu financiamento adequado”, salientou Jordão, afirmando que “o Brasil não pode investir em Saúde menos que países africanos. “Como se trata de direito sócia, essencial que todas as pessoas conheçam sua legislação, orçamento e funcionamento. E façam valer este direito”, completou.

O secretário de Saúde de Goiana finalizou o debate fazendo novamente uma explanação da situação da Saúde de Goiana onde mostrou estatísticas, realizações e o que se pretende fazer.

Ao final dos trabalhos foram escolhidos os delegados para participarem da 3ª Conferência Municipal de Saúde de Goiana, que será realizada de 06 a 08 de julho próximo, quando serão eleitos os 12 delegados de Goiana para a Conferência Estadual.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-