Serão 50 vagas para auxiliar de pedreiro e 50 para eletricista predial
Por André Clemente
O Centro Vocacional (CVT) do Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep), em Goiana, oferece 100 vagas de capacitação. Em parceria com a Prefeitura, serão 50 vagas para o curso de auxiliar de pedreiro e 50 para eletricista predial. A demanda é uma solicitação do Polo Farmacoquímico, que prevê a instalação de várias unidades fabris na cidade. Todos os cursos são gratuitos e a inscrição deve ser feita na Prefeitura. Ainda este ano, cursos à distância reforçarão as atividades do órgão.
De acordo com a superintendente de Inovação Tecnológica do Itep, Márcia Lira, outros treinamentos serão oferecidos durante o ano, mas o planejamento ainda está sendo fechado e depende da demanda das empresas que se instalarão no local. “O Governo do Estado está investindo, em 2011, cerca de R$ 1,4 milhão para 1,2 mil treinamentos nos 20 CVTs de Pernambuco. Isso inclui Goiana”, explica. “A verba é destinada para adaptações em prédios oferecidos pela Prefeitura, além de pagamento dos professores e material didático para as aulas”, completa.
Segundo ela, um ponto da Rede Tecnológica de Pernambuco (Retep) já está em instalação no CVT. A ideia é permitir acesso gratuito à internet, com o principal objetivo de oferecer cursos via educação à distância. “Estão sendo colocados equipamentos de videoconferência e uma antena para suporte tecnológico. Inicialmente, as capacitações on-line serão destinadas a gestores e consultores de cursos técnicos, para que eles atuem como multiplicadores do conteúdo”, diz. Os cursos ainda não foram definidos, mas responderão à demanda em alta da região. “A construção civil será contemplada nesses treinamentos”, garante Márcia.
O Itep já está em reuniões com a área técnica da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) para formulação de cursos que formem profissionais técnicos para atuar no fracionamento do plasma, matéria-prima da empresa. “A capacitação pode ser presencial ou à distância. Estamos vendo exatamente a solicitação para tentar oferecer com qualidade o maior número de pessoas possível”, conclui.
Secom Goiana
Jota Júnior