20 maio 2011

Golpe do Falso Sorteio por telefone ou celular

Enviado por Adriano Duarte

Este é outro da nova safra, tipicamente brasileira, de golpes realizados, sobretudo por presos ou facções criminosas. Existem numerosas variantes deste golpe que tem como finalidade principal, normalmente, fazer com que a vítima compre alguns cartões de recarga de celulares pré-pagos e repasse os códigos para os golpistas.

Entre as histórias e desculpas mais utilizadas pelos golpistas, para conseguir seus objetivos, vale mencionar:
• Falsas promoções e concursos de companhias telefônicas (sobretudo as de celulares TIM, Oi, Claro, Vivo...);
• Falsos concursos e sorteios de grandes empresas como Nestlé, Coca-Cola, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica, Volkswagen, Ford etc.. Neste caso, muitas vezes, o suposto prêmio é um carro. Para ter direito ao prêmio a vítima precisa fornecer em curto prazo de tempo, entre outras coisas (embalagens, códigos de barras de produtos...), os números dos cartões pré-pagos;
• Falsos sorteios e concursos de redes televisivas, sobretudo do SBT e empresas coligadas (Baú, organizações Silvio Santos...);
• Supostos telefonemas de assistência técnica das empresas de telefonia celular etc...;
Em alguns casos os golpistas misturam as desculpas acima, criando por exemplo falsos concursos em conjunto entre SBT e Nestlé ou entre Coca Cola e TIM (ou até todas estas empresas juntas), com comunicação da premiação via celular.
Em todos os casos em que a desculpa for um sorteio os prêmios sempre são muito interessantes, carros, casas, aparelhos celulares de última geração e dinheiro.

Muito frequente a comunicação do suposto sorteio através de mensagem no celular da vítima, neste caso vindo de outros celulares (comuns os com prefixo 085 e 021).
Frequente também a indicação do número de contato, para maiores informações, como número "gratuito", quando na realidade é um celular e a ligação é paga.

Ligando de volta de um telefone doméstico se entregará a própria identidade aos bandidos, sendo que eles identificarão o telefone de origem. Em outros casos o primeiro contato é através de uma ligação, muitas vezes "a cobrar", quase sempre vindo de um telefone celular ou com número não identificado.

É importante lembrar que, de posse dos números dos cartões de recarga, os golpistas poderão utilizar os créditos comprados pela vítima e recarregar seus próprios celulares. A polícia informa que a grande maioria destes golpes tem como finalidade abastecer de créditos celulares utilizados por criminosos dentro das prisões.

Foram registrados casos nos quais os golpistas pediram também o depósito de algum valor a título de impostos, taxa de cadastro, protocolo, processamento, doação (beneficência) etc..., quase sempre como condição para liberação dos supostos prêmios.

Caso seja vítima deste golpe denuncie imediatamente o ocorrido à polícia, fornecendo eventualmente os números dos cartões de recarga fraudados e o telefone de onde se originou a ligação.

Pode também tentar entrar em contato com a companhia telefônica e explicar o ocorrido solicitando o bloqueio dos cartões de recarga para posterior reembolso ou re-emissão. Exemplos de mensagens sobre falsos sorteios recebidas em celulares.

Fonte: Fraudes.org - 16/05/2011 às 09:15 hs 

GOLPE PARECIDO: A SENHA POR TELEFONE
É um golpe bem antigo, simples, quase trivial. Apesar disso, por incrível que pareça, ainda tem muita gente caindo neste tipo de golpes.

O esquema clássico é o seguinte. Uma pessoa liga se dizendo gerente ou funcionário de tesouraria de um determinado banco e informa que existe um saldo a ser creditado na conta da vítima, referente à algum tipo de erro ou crédito tributário. Outras desculpas são reembolsos de vários tipos, seguros vencidos a serem resgatados etc...

O golpista solicita que a vítima digite no próprio telefone, supostamente para um sistema automático, o código de seu banco o número de sua conta corrente e da senha, que é gravada. De posse de tais dados, o golpista efetua transferências via telefone ou internet de todo o saldo existente na conta da vítima para uma outra conta-corrente aberta com documentos falsos ou pertencentes a "laranjas" para o recebimento dos depósitos.

Existem muitas variantes deste tipo de golpe onde sempre alguém solicita, com alguma desculpa, os dados da conta e as senhas. Muitas vezes isso é feito, para deixar a vítima mais tranqüila e confiante, através de supostos (falsos) sistemas automáticos.

Fonte: Fraudes.org - 16/05/2011 às 09:18 hs

Adriano Duarte é Guarda Municipal da Prefeitura de Goiana, Especialista em Segurança (ABSO), Diretor Regional da Corporação Euro Americana de Segurança, Curso Superior em Gestão de Empresas, Estágio de Segurança e Proteção de Autoridades (ESPA 2009), 18 anos de experiência em diversas funções na segurança privada (Segurança Pessoal, Patrimonial e Eletrônica) e confeccionando planos de segurança para varias instituições privadas e publicas (municipais, estaduais e federais) e colunista do Blog do Anderson Pereira.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-