14 maio 2011

Acupuntura: Medicina Tradicional Chinesa por Mário Penaforte


Medicina Tradicional Chinesa (MTC), Acupuntura com laser (sem agulhas) raio laser, Tratamento de Hérnia de disco, dor nas costas, pernas e braços e Técnicas internacionais com comprovação científica - Método Inovador.

A terapia com raios laser

História
O primeiro Laser foi construído por Theodore Maiman em Julho de 1960, cujo meio ativo era um cristal de rubi. Até nossos dias houve muito progresso na fabricação do Laser. Laser significa "Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation" ou, em português: Amplificação de Luz por Emissão Estimulada de Radiação. Em 1965 foi adaptada a radiação LASER à prática terapêutica por Sinclair e Knoll

Raios laser
Podem ser chamados de Cold Laser ou simplesmente LLLT (Low Level Laser Therapy). Muito mais modernos em relação aos primeiros aparelhos de raios laser. São específicos para fins terapêuticos. Laser eficaz em terapias para a coluna vertebral (Hérnia de Disco, Dores da coluna, Ciático, Artrose e espondiloartrose, Osteoporose e outros problemas na coluna, pernas ou braços). Já existem vários trabalhos científicos demonstrando a eficácia do LLLT (Low Level Laser Therapy)  em tratamentos relacionados à coluna vertebral.

Como raio laser pode ajudar na saúde

Na LLLT (Low Level Laser Therapy / Raio Laser Terapêutico) a luz do laser é amplificada e concentrada em um ponto na forma de photons. Esta luz (energia) concentrada é bioestimulante para as células do organismo que convertem a energia luminosa em energia bioquímica, facilitando a capacidade natural do corpo para se curar.

Um dos efeitos mais importantes da LLLT (Low Level Laser Therapy) é acelerar a produção de Adenosina Trifosfato (ATP, nossa principal fonte de energia celular), aumentando as alterações físicas e química celular, permitindo que as células no tecido danificado possam alcançar suas funções normais.
Adenosina Trifosfato - ATP está presente em todas as células, e praticamente todos os mecanismos fisiológicos que necessitam de energia obtêm diretamente do ATP (Adenosina Trifosfato) armazenado. Além disso, a terapia com Raios Laser ajuda a aumentar a síntese de proteínas dentro das células.

Outro importante dos efeitos do Raio Laser é melhorar a microcirculação sanguínea. Este efeito biológico é devido à dilatação dos pequenos vasos sanguíneos, uma diminuição na capacidade adesiva de células do sangue, e auxiliando na formação de novos micros vasos.

Além disso, a LLLT - (Low Level Laser Therapy - Raio Laser Terapêutico) tem uma influência positiva sobre a quantidade e a qualidade do sistema imune, levando a uma crescente destruição das bactérias.

Isto é útil para ajudar a curar feridas e úlceras tróficas. Ajuda a manter limpas as feridas e úlceras, acelerando assim o processo de cicatrização.
A amplificação do laser é a energia que atinge uma alta intensidade sobre uma área muito pequena, causando um efeito fotoquímico. Pode ser comparada com a fotossíntese, que é muito conhecida nas plantas.

A luz do laser consegue penetrar muito mais profundamente nos tecidos (pele, músculos, gordura e ossos). Então, de uma forma simplificada, o cold laser fornece energia ao tecido, uma vez que a luz é uma forma de energia.

Efeitos fisiológicos do laser
O cold laser ou LLLT tem 3 efeitos fisiológicos principais: Bioestimulação (regeneração de tecidos corporais, ex: disco herniado), Antiinflamatórios (ex. nervo ciático pinçado e inflamado na sua raiz), Analgésico, efeito muito útil no alívio da dor na coluna, braços ou pernas.

O cold laser, usado na LLLT, é muito diferente da luz natural. É uma luz comprimida que vem da parte fria do espectro de radiação. É monocromático. Isto significa que se trata de um único comprimento de onda. Sendo de apenas uma cor, a vermelha, é polarizada. Seu efeito é biológico e não térmico, como seria o caso do laser cirúrgico.

O LLLT (Raio Laser Terapêutico) é normalmente definido como um laser que utiliza densidades de energia abaixo do limiar onde as mudanças irreversíveis nas células ocorrem.

Com estas características, a luz que está sendo usado para LLLT (Raio Laser Terapêutico) será capaz de penetrar na pele, sem qualquer efeito de aquecimento. Isto não irá causar queimaduras nem danos à pele.

Devido ao exposto acima, nota-se que é uma terapia totalmente não invasiva, sem efeitos colaterais.
LLLT (Raio Laser Terapêutico) é terapia eficaz no tratamento de:
Hérnia de disco, Dores nas costas – Lombar, Dorsal ou Cervical, Nervo Ciático e suas conseqüências, Artrose – osteoartrose, Lesões esportivas, etc.

ACUPUNTURA COM LASER (SEM AGULHAS)
O uso do LASER em acupuntura tem algumas vantagens em relação ao uso das agulhas: Em pacientes muito agitados, pacientes que tenham medo de agulhas (apesar de o uso das agulhas ser totalmente indolor, por serem extremamente finas, com o diâmetro de 0,020mm). Em pacientes com doenças mentais, pois poderiam ficar agitados e ter alguma reação e causar ferimento com as agulhas durante o período em que se repousa com as agulhas. Em crianças pequenas, ou agitadas, em bebês ou apenas em pacientes que prefiram este método.

COMO É O USO DO LASER EM ACUPUNTURA
Acupuntura com Raio Laser é realizada com a aplicação (emissão do raio laser) nos mesmos pontos da acupuntura tradicional. A diferença é que ao invés do uso de agulhas é usada apenas a luz do laser.

O tempo de permanecia no consultório também é menor em relação ao uso das agulhas.
Em crianças é muito útil o uso da acupuntura com raios laser, ao invés de acupuntura com agulhas, pois algumas são agitadas e não ficariam deitadas com agulhas durante o tempo da sessão. Além, disso, existe certo medo de agulhas.

Mas o uso de raios laser em acupuntura não é restrito às crianças, existem inúmeros adultos que tem pavor de agulha, apesar da aplicação ser totalmente indolor.

ACUPUNTURA ELETRÔNICA

A associação da tradição milenar da medicina chinesa com a tecnologia moderna soma a experiência mundial.

O intuito do uso da eletrônica na acupuntura é potencializar e, principalmente, agilizar o efeito analgésico tão procurado em casos de dores intensas, quando o paciente precisa de alívio imediato de suas dores. Como por exemplo: LOMBOCIATALGIAS (dores intensas na coluna e pernas), HÉRNIA DE DISCO CAUSANDO DOR NA COLUNA, CÂNCER, CEFALÉIA (dor de cabeça), CÓLICA RENAL, DORES EM GERAL.

Vale lembrar que a acupuntura não tem apenas o intuito de acabar com a dor, acupuntura resolve a causa do mal. O uso da acupuntura eletrônica surgiu para que possamos ter um efeito mais rápido nas dores intensas.

Os aparelhos que usamos para acupuntura eletrônica têm regulagens de intensidade, freqüência, e tipo de onda eletrônica, para que possamos adaptar a corrente eletrônica ao efeito desejado em cada caso.

Mário Penaforte
Terapeuta Holístico
Professor - Biólogo – Acupunturista – Massoterapeuta

Clínica SICLO/NIFONO
Av. Marechal Deodoro da Fonseca (Rua Direita), N° 69, Centro - Goiana – PE. 81. 3626-4159
Quartas-feiras: 15h às 18h – Sextas-feiras: 8h às 12h / 14h às 18h.

Clínica FISIODERME

Av. Vidal de Negreiros (Rua Estrada Nova), N° 282, Centro – Goiana – PE. Fone: 81. 3626-1936
Segundas-feiras: 15h às 20h – Quintas-feiras: 15h às 19h.

Clínica CEFIMS
Rua dos Martírios, N° 33, Centro – Goiana – PE. – Fone: 81. 3626-1411 – 8877-3649.
Terças-feiras: 16h às 20h

Clínica CEFIS STUDIO PILATES
Av. Santos Dumont, N° 1011, Empresarial Rosarinho – Sl. 112 e 113 - Rosarinho – Recife – PE.  Fones: 81. 8877-3663 – 8816-3995 – 9985-1726.
Segundas-feiras: 8h às 13h – Quartas-feiras: 8h às 13h.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-