A comissão parlamentar formada pelo presidente da Câmara Municipal de Goiana, João Bosco, e pelos vereadores Carlos Viégas Jr., Madalena Oliveira e Rubens Belarmino, visitou a sede da Ecotec, empresa responsável pela coleta de lixo em todo o município de Goiana, no dia 11 de abril.
O motivo da visita foi cobrar da empresa a realização de um melhor serviço de coleta de lixo em todo o município, principalmente a questão do vazamento de chorume (líquido poluente, de cor escura e odor nauseante) dos caminhões.
Segundo o gerente da Ecotec, Joamilson Batista Lira, o problema do chorume pode ser reduzido, porém, não totalmente. “Esta é uma questão que depende bastante dos funcionários. Eu me comprometo em cobrar deles um maior cuidado para que esses vazamentos sejam reduzidos em até 90%. Pois, infelizmente é quase impossível impedir que isso aconteça”, disse.
Os vereadores sugeriram a realização de uma campanha educativa para conscientizar a população sobre os horários da coleta de lixo, contando com panfletos e o apoio de líderes comunitários.
Joamilson Batista Lira explicou que já existe uma parceria com a Rádio Nova FM para a divulgação dos horários da coleta de lixo. Porém, concordou com os vereadores sobre a necessidade em fazer panfletos educativos e buscar parcerias com líderes comunitários.
O gerente da Ecotec ainda acrescentou a idéia de contratar profissionais com nível universitário para realizar a panfletagem, ao mesmo tempo em que explicam de forma clara a população não apenas sobre os horários da coleta de lixo, mas, também, sobre os riscos de jogar lixo a esmo nas ruas.
Fiscalização detalhada
Os vereadores goianenses confirmaram que a Prefeitura Municipal não tem atrasado o pagamento da Ecotec. Eles também conferiram atentamente a folha de pagamento da empresa e puderam constatar que todos os funcionários estão recebendo seus salários conforme a lei que regulamento a classe, incluindo o pagamento por insalubridade.
Atualmente a Ecotec conta com 13 caminhões e 119 funcionários para atender todo o município.
Por Felipe Andrade
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Goiana
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Goiana