Catadores em Timbaúba farão curso para aprendizagem em coleta seletiva e também para se organizarem na Associação da categoria
O município de Timbaúba , na zona da mata norte do estado, quer adequar todo o sistema de recolhimento do lixo da cidade à coleta seletiva. Os catadores serão capacitados em um curso na próxima segunda feira, onde terão noções de conteúdo como educação ambiental, cidadania, desenvolvimento sustentável, meio ambiente e saúde. Eles também terão noções de cooperativismo. O curso que tem duração de seis meses começa na próxima segunda feira, na sede da Assocat . A coleta seletiva será implantada primeiro nas escolas e estendida aos outros locais.
A coordenadora de Projetos de Timbaúba, Edileuza Pedrosa diz que é importante para os profissionais mais ligados à coleta seletiva saber os principais impactos que o lixo causa ao meio-ambiente, como separar o lixo, o destino que deve ser dado, a importância econômica. “A nossa ideia é organizar um programa de gerenciamento e coleta de lixo” , explica a coordenadora. Além dos produtos de coleta, o curso vai também conscientizar os catadores no uso dos equipamentos de segurança, para evitar risco de contaminação.
A iniciativa é uma parceria da Assocat-Associação dos Catadores de Materiais Reciclados de Timbaúba e a Prefeitura Municipal. Os profissionais também terão noções de empreendedorismo. A ideia é fortalecer neles a importância do associativismo para que eles possam entender e vivenciar a importância da união no trabalho que eles realizam.