Para comemorar o Dia Nacional da Biblioteca, a Biblioteca Pública de Goiana realiza de 19 a 22 de março uma exposição de mais de 12 mil obras do acervo com rodas de leituras. Escolas da Rede Municipal e particulares foram convidadas para participar dos encontros. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A biblioteca pública de Goiana foi fundada em 1876.
Secom Goiana
HISTÓRIA DA BIBLIOTECA DE GOIANA
Em pleno século 19 seria fundada em Goiana uma sociedade denominada "Lealdade e Beneficiente" de fins humanitários e altruísticos. O grupo de jovens que lhe dava apoio propiciou a criação do 'Gabinete de Leitura de Goiana', cujo fim era levar àqueles de parcos recursos o contato com os livros.
Visava com isso dotar os goianenses de conhecimentos gerais, além da escola primária. Era a "escola do povo", assim chamada na época.
Com a fundação em 24 de junho de 1874, da loja maçônica "Fraternidade e Progresso", em prédio próprio com frente de azulejo, veio a funcionar mais tarde (1876), com acesso ao povo, sempre com as portas abertas, a biblioteca "Desembargador Francisco Luiz", existente até hoje.
O desembargador Francisco Luiz Corrêa de Andrade fez doação ao Gabinete de Leitura, naquele tempo com muita gente procurando aprender, de toda a sua biblioteca particular e, não satisfeito, ofereceu, para a sua manutenção, uma casa na Rua do Meio e mais vinte contos de réis em apólices Federais. Ficou sendo dessa forma a melhor biblioteca de então, do interior do Estado, com cerca de quatro mil volumes.
A Loja Maçônica de Goiana é filiada ao Grande Oriente do Brasil. Professa o rito escocês, tendo como princípios fundamentais, adotados do Iluminismo, a liberdade de pensamento e o racionalismo e proclama os princípios e ideais adotados pelos republicanos franceses da Revolução de 1789, da liberdade, igualdade e fraternidade.
Dentre os filiados participantes na época estavam Jesus dos Passos Tavares Barbosa (Venerável), Alfredo Manoel do Espírito Santo Neto, Arnaldo Albuquerque de Oliveira, Domingos Sávio de Albuquerque Mendes, Gilvan Menezes, Itamy Rodrigues de Souza, João Carlos de Mendonça (decano), José Antônio da Silva, Jordão Alves de Holanda Sobrinho, Luiz Moraes de Oliveira, Nelson James Pimentel, Otacílio Roque de Assis, Otávio Joaquim de Santana, Paulo Roberto Tavares, Severino Ramos Cordeiro, Sílvio Roberto Fonseca de Sena, Adeilton Pedrosa de Oliveira e Marcos Veloso Soares.