25 janeiro 2011

Projeto de alunos da UFPE vence competição no Campus Party Brasil 2011


Portal pe360graus
 
Um projeto de quatro alunos do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi o campeão na categoria Campuseiros Inventam, do Campus Party Brasil 2011, realizado em São Paulo. Os jovens pernambucanos ganharam um cheque de R$ 100 mil como prêmio.

Concorrendo inicialmente com mais de 300 inscritos, os estudantes do curso de Ciência da Computação Bruno Inojosa, 23 anos, Tiago Canto, 22 anos, Tiago Leite, 21, e Danilo Ferreira, 23, desbancaram 14 finalistas na principal das competições da feira.

A invenção campeã é o MobiClub, um sistema de pagamento por celular integrado com o sistema financeiro dos estabelecimentos comerciais. O projeto tem como objetivo livrar os clientes de boates e restaurantes, por exemplo, de enfrentar longas filas para realizar o pagamento da conta. Para isso, basta conectar, via WiFi ou 3G, um sistema de pagamento móvel (mobile payment) ao sistema financeiro do comerciante.

“Quando você está consumindo em bares ou restaurantes, e você quer sair, você consulta a sua conta pelo celular, pois o sistema está integrado ao do estabelecimento. Aí você seleciona a opção de pagamento e realiza sua compra. Automaticamente, você recebe uma mensagem de confirmação e a nota fiscal é enviada para o seu e-mail. Assim, não é preciso enfrentar a fila”, explica o estudante Tiago Leite.
O usuário poderá consultar e autorizar o pagamento de sua conta. Depois de realizar o pagamento, o software financeiro do estabelecimento é automaticamente informado e a conta do cliente já está registrada como "paga".

O MobiClub ainda não está em funcionamento. Parte dos R$ 100 mil recebidos na premiação será usada para melhorar o projeto para viabilizá-lo comercialmente.

Considerado o maior evento da inovação e entretenimento digital do cenário mundial, a Campus Party há 14 anos oferece a troca de experiências e a realização de atividades ligadas à Tecnologia da Informação.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-