26 janeiro 2011

Comuna Cultural

           Encontro de Caboclinhos 2010, evento marcante da cultura popular pernambucana
Pelo colunista Caio Dornelas

Existem algumas perguntas que surgem na cabeça de quem pela primeira vez pensa sobre a real importância do investimento na cultura de sua cidade. As perguntas mais comuns são: Como a população é favorecida se houver algum investimento na cultura de sua cidade? Investir em cultura é economicamente viável?

Irei comentar sobre as duas perguntas de forma simplificada e isolada, já que são questionamentos que dão margem a muitas discussões. Neste texto, comento apenas sobre a primeira pergunta, a segunda fica para ser comentada no texto da próxima semana.

Com investimentos na cultura de sua cidade a população ganha, sobretudo em qualidade de vida. Investir na cultura local é se preocupar com a preservação da identidade genuína de seu povo e a identidade é o sentimento coletivo mais importante que um povo possui.
       Espetáculo teatral O Anjo Cangaceiro, produzido pela Cia Teatral Deu o Babau de Goiana
Hoje, no momento social que vivemos, no qual a cultura globalizada tende a igualar as diferentes formas de viver em uma só forma, sem respeitar às diferenças, quem não se preocupa com a preservação de seus traços culturais tende a perder sua identidade.

Um povo sem identidade não se reconhece, não se entende e não se valoriza. Imaginem-se em frente a um grande espelho com uma sacola de pano no rosto, ao lado de várias outras pessoas, igualmente com o rosto coberto. A partir desse momento também não se sente cheiros nem se ouve vozes, se tornando impossível o auto-reconhecimento. Assim são as sociedades sem identidade, não se reconhecem, não se entendem e não se valorizam. Entram em colapso.

Já uma sociedade que se reconhece no espelho, que conhece sua forma de falar e sabe o cheiro que tem seu povo é uma sociedade que se entende, se orgulha e se valoriza. Tem sua auto-estima elevada e tem força de caminhar no sentido de resolver seus conflitos internos. Investir na cultura de sua cidade é investir na saúde mental coletiva do seu povo. Esse é o grande ganho que a população tem ao investir em sua própria cultura.

Caio Dornelas é Produtor Cultural Goianense, graduado em História pela UNICAP - Secretário Geral e Tesoureiro da FEPEC (Federação Pernambucana de Cineclubes) - Membro do Conselho Consultivo sobre Gestão de Cinemas Público de Pernambuco - Membro da Comissão Setorial do Audiovisual Pernambucano - Coordenador do IAPÔI Cineclube - Colaborador da Agência de Projetos Pontão de Cultura Canavial - Oficineiro do Cine Mais Cultura - Monitor do Cine Mais Cultura e Redator da Comuna Cultural.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-